Ao cair da noite...

Do rio ao mar...

Desde a sua fundação...

Promoção do Desenvolvimento Social

Programa Operacional Emprego Formação Desenvolvimento Social - Ao abrigo deste programa dinamizou várias actividades junto de públicos socialmente desfavorecidos, principalmente, DLD’s, Beneficiários de rendimento social de inserção e minorias étnicas. Com o objectivo de desenvolver competências/qualificações escolares, profissionais, sociais e relacionais no seio de público-desfavorecidos, bem como sensibilizar a comunidade para a integração destes indivíduos e efectivar uma rede de trabalho interinstitucional entre público/privado. Este projecto promoveu a empregabilidade dos beneficiários pela elevação de qualificações profissionais e escolares, pela criação de novos postos de trabalho, pela inserção de jovens com baixas qualificações no mercado de trabalho e pela requalificação de competências e reforço das aprendizagens ao longo da vida. Alguns dos beneficiários estão inseridos no mercado de trabalho na área da hotelaria e restauração, comércio e serviços.

Leonardo da Vinci - programa de mobilidade que visa promover a troca de experiências de trabalho e conhecimentos, de práticas pedagógicas, linguísticas e culturais e de renovação/inovação de saberes.

O projecto Bridges of Experiencies envolveu 20 técnicos responsáveis pelos recursos humanos nas empresas, planificadores e gestores de programas de formação profissional, formadores e especialistas da orientação profissional, cujo objectivo primordial era a troca e partilha de experiências de trabalho e a compreensão das semelhanças/dissemelhanças entre os países envolvidos, e qual a sua aplicabilidade/transferabilidade para o espectro europeu.

O projecto Building Bridges of Knowledge and Experiences, abrangeu 10 jovens trabalhadores e/ou recém-formados, tendo como objectivo basilar: promover e reforçar o contributo da formação profissional para o processo de inovação. . O estágio ou mobilidade noutro país europeu como móbil fundamental para: aquisição de conhecimentos e competências no domínio do trabalho, integração e adaptação das aprendizagens formais na prática, colmatar lacunas linguísticas, culturais e de utilização das TIC, força anímica para sair da situação de “marginalidade” a que se confinaram.

Perante a conjuntura nacional o projecto Bridges apresentou-se como uma possibilidade ímpar de contacto, aprendizagem e complementaridade dos projectos de vida vocacionais, educativos e pessoais dos participantes.

O projecto "Mudanças Estruturais da Empregabilidade numa Economia Local: o concelho da Figueira da Foz" é um estudo que pretende avaliar a evolução do município da Figueira da Foz desde o momento da entrada de Portugal na Comunidade Económica Europeia até hoje, procurando traçar uma matriz prospectiva do município que permita delinear estratégias de intervenção estruturadas, concisas e objectivas, e possibilitar que o sistema educativo e a formação profissional se ajustem à trajectória económica e social do município da Figueira da Foz. Apoiado por um conjunto de investigadores da própria Associação, coadjuvados com investigadores externos da Universidade de Coimbra e da Universidade de Salamanca.

 

Please publish modules in offcanvas position.

Desenvolvido em Joomla